Santa Catarina é destaque em geração de empregos, Joinville, Blumenau e São José lideram no Estado

Um dos mais importantes estados brasileiros, Santa Catarina é destaque em geração de empregos no Brasil e tem ranking liderado por Joinville, Blumenau e São José.

A geração de empregos em Santa Catarina é referência para todo o Brasil. O Estado registra os menores índices de desemprego de todo o país, mesmo durante o cenário da pandemia da covid-19.

Consolidado como um dos territórios catarinenses mais prósperos, cidades como Joinville, Blumenau e São José são destaque nos números. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2021, as três cidades geraram quase 30 mil novos postos de trabalho. 

O cenário otimista é surpreendente, já que o Brasil atingiu recorde de desempregados. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 15 milhões de pessoas estão sem uma vaga no mercado de trabalho formal. É a maior taxa e o maior contingente de desocupados já registrado pela série histórica do instituto, desde 2012.

Entretanto, com a retomada econômica em curso, a expectativa é que os próximos anos sejam de recuperação à população, o que já é refletido nos índices de empregabilidade de algumas cidades de Santa Catarina.

Por isso, neste artigo vamos destacar quais são os tipos de trabalho e as cidades que mais se destacam com saldo positivo na geração de empregos no Estado catarinense.

Santa Catarina, um território próspero e bem desenvolvido 

Durante as últimas décadas, Santa Catarina tem se tornado um dos melhores lugares para se viver no Brasil, seja pela alta qualidade de vida de muitas cidades ou, então, pela prosperidade econômica de diversas regiões. 

Como falamos acima, o Estado tem a menor taxa de desemprego do país. Só durante os primeiros seis meses de 2021, foram criadas mais de 126 mil vagas no mercado de trabalho. 

Só os pequenos e micro-negócios foram responsáveis pelo surgimento de aproximadamente 85 mil empregos.

Quem vive no território catarinense aparenta não ter medo de arriscar, principalmente na prestação de serviço.

No primeiro semestre o maior número de vagas abertas foi no setor de serviços sendo responsável por 6.860 novos postos de trabalho. Na sequência, veio a indústria (5.822), o comércio (3.730), a construção (1.164) e a agricultura (125). 

Os números evidenciam o cenário otimista do Estado, já que, a geração de empregos em Santa Catarina está acima da média nacional.

Cidades que são destaque em geração de empregos

Imagem aerea de blumenau com foco na torre da Igreja Matriz

Não é de hoje que Santa Catarina tem cidades que figuram entre as melhores para se viver no Brasil e, quando o assunto é geração de empregos, elas também se destacam. É o caso de Joinville, Blumenau e São José. 

Elas se encontram entre as melhores para quem está a procura de postos de trabalho e, além de tudo, são sinônimos também de qualidade de vida. 

As 3 figuram entre as que possuem alto índice de desenvolvimento e representam ótimos números quando o assunto é renda, educação e longevidade. O IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de Joinville, Blumenau e São José é, respectivamente, 0,809, 0,806 e 0,809.

Além disso, são marcadas por intensa atividade econômica, movimentadas pelos setores de serviços, indústria e turismo. 

Um importante exemplo é o maior parque empresarial multissetorial da América Latina, com 240 empresas de diversos segmentos. Ele está instalado em Joinville e é um dos responsáveis por empregar diversos profissionais todos os anos.

São José também não fica atrás, sendo agraciada com uma economia diversificada, com bases sólidas no comércio e serviços, e também na indústria. É, inclusive, um dos locais favoritos de trabalho para quem mora na capital e vizinha, Florianópolis.

O ranking completo com as dez cidades que mais geraram empregos no primeiro semestre no Estado catarinense foram:

  • Joinville: 10.838
  • Blumenau: 9.763
  • São José: 6.658
  • Itajaí: 6.412
  • Chapecó: 5.019
  • Jaraguá do Sul: 4.881
  • Florianópolis: 3.668
  • Brusque: 3.456
  • Criciúma: 3.302
  • Tubarão: 3.190

A seguir, abordamos um pouco mais sobre a cidade de Blumenau e o crescimento na geração de empregos.

Blumenau: uma força propulsora de empregos na economia catarinense

Uma das cidades mais alemãs do Brasil tem sido referência em geração de empregos no Estado. Só nos primeiros 6 meses de 2021, Blumenau criou 9.763 novos postos de trabalho.

No relatório realizado pelo Caged, o município aparece na segunda colocação do ranking empregatício, ficando atrás somente de Joinville. O que deve ser levado em consideração, é a proporção das populações. 

Joinville possui aproximadamente 600 mil habitantes e é a maior cidade de Santa Catarina. Na contramão, Blumenau tem pouco mais de 300 mil moradores, mostrando a prosperidade econômica da capital do Vale do Itajaí. 

Muito do sucesso econômico blumenauense está na força das indústrias têxteis da cidade. Terra de grandes marcas internacionais, a cidade possui uma alta demanda por profissionais para atuarem no interior das fábricas.

Inclusive, essa procura acabou resultando na imigração de muitos trabalhadores de outras regiões do Brasil, principalmente do nordeste que já são uma porção significativa da população blumenauense. 

Além dos empregos formais, postos de trabalho temporários também ganham destaque na cidade com a expectativa do retorno do calendário de eventos.

Empregos temporários devem movimentar economia de Blumenau nos próximos meses

Pessoa segurando um relógio

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a diminuição do contágio do vírus, há um panorama favorável para a retomada turística de eventos, feiras, exposições e shows. 

Com isso, uma nova demanda por empregos temporários deve desembarcar em Blumenau e região.

Conhecida internacionalmente pela tradição germânica, Blumenau possui um calendário anual de festas recheado com: Oktoberfest, Sommerfest, Osterdorf, FestItália e muitos outros eventos. Se somadas, as festas giram mais de R$10 milhões anualmente para o município.

Com um grande número de turistas pela cidade, há a necessidade de mais vagas de empregos temporárias, como: atendentes de lojas, promoter de eventos, cozinheiros, garçons e seguranças. 

Em algumas empresas, ainda, é possível fechar um pacote de contrato temporário dividido entre as festividades do calendário.

Isso tudo sem contar as tradicionais vagas temporárias que são abertas no final do ano nas lojas do comércio em geral. 

Além de representarem uma ótima oportunidade para quem está a procura de um trabalho há bastante tempo, esses trabalhos costumam ser uma excelente porta de entrada para empregos duradouros para os profissionais que se destacam. 

Você pode conferir algumas das vagas que estão abertas, em nosso site, clicando aqui.

Conquiste a melhor vaga de emprego para você com ajuda de uma agência especializada em Blumenau

Neste artigo conseguimos entender o quão otimista é o cenário econômico e de geração de empregos de Santa Catarina que cresce além da média nacional. 

Com o desemprego batendo recorde durante a pandemia, o Estado vem tornando-se um território muito disputado por quem deseja conquistar uma nova vaga de trabalho.

Além disso, também conseguimos vislumbrar a tendência de crescimento ainda maior de vagas, especialmente no que se refere às vagas de emprego temporárias. 

Com tantas oportunidades em vista, quem deseja uma nova assinatura na Carteira de Trabalho precisa estar atento a todas as novidades. Por isso, ter uma agência especializada em vagas de emprego é fundamental.

Nós, da DPRH, fazemos a conexão dos profissionais de acordo com os pré-requisitos solicitados pelas empresas. Temos uma equipe especializada em recrutamento, pré-seleção e administração. 

Atuamos nacionalmente com sede administrativa em Blumenau e estamos sempre buscando formar parcerias, identificando e desenvolvendo profissionais que tenham foco no seu negócio.

Entre em contato conosco e saiba como não perder tempo, encontrando aquela vaga de emprego tão sonhada ou o profissional qualificado para a sua empresa.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.