Os Novos Empregos

OS NOVOS EMPREGOS: Quais áreas estão com carência de profissionais
Apesar do alto índice de desemprego em nosso país, existem áreas do mercado de trabalho em que já estão em recuperação, trazendo boas oportunidades.

A renovação tecnológica em que vivemos, está fazendo com que diversos setores do mercado se transforme. Abrindo excelentes oportunidades para quem consegue se capacitar e acompanhar as renovações. Áreas como o marketing e finanças são algumas das quais existe uma carência de profissionais qualificados. Além disso, um novo cenário trabalhista está se desenhando com a aprovação parcial da Reforma da Previdência. O que pode impactar positivamente o mercado de trabalho.

Nos últimos 12 meses, a agropecuária foi o setor que mais cresceu na contracação de novos profissionais. Ao todo, foram 46pokFKiNH52ZK1W64wsWVH1Z2t2gueuTcj2xWWp3QCtAWGhC4m6WsQ7Sou6AtzEzrfTkoPy2ibAyA9vWsdsnRscRcX7bVy mais cresceram em 2019 foram:

– Agropecuária 18% – Construção 9%
– Serviços 6%
– Comércio 5%

Embora não esteja na lista dos setores que mais cresceram em 2019, a área da Tecnologia da Informação (TI) é um dos principais segmentos com falta de profissionais qualificados. Em 2018, o setor abriu 43 mil novas vagas e deve abrir um total de 70 novos postos em 2019. Mas, há apenas 46 mil formados anuais nesta área, segundo a Brasscom.

A Área de Tecnologia da Informação na Nossa Região
Um dos polos de crescimento do setor de TI é em Santa Catarina, que tem o maior índice de startups por habitantes do país. Segundo o presidente da ACATE, é preciso buscar profissionais em outras regiões, e até mesmo outros países, para servir as mais de 12 mil empresas de tecnologia e startups locais. Um exemplo é a Serasa Consumidor, fintech da Serasa Experian, que dobrou o seu tamanho nos últimos três anos e estima abrir mais 250 novos postos até dezembro de 2019. Atualmente, sua unidade de Blumenau, possui 32 oportunidades em aberto.

Área Industrial
Já na área da indústria, as montadoras, que representam o segmento com a maior cadeia industrial, estão em processo de retomada após a crise. A Volkswagen por exemplo, está com uma meta histórica de 20 lançamentos até 2020. Sua fábrica em São José dos Pinhais (PR) recebeu 2 bilhões para fazer o seu primeiro SUV nacional. Para isto, foram contratadas 60 pessoas e mais a retomada do segundo turno de produção da fábrica. Que estava suspenso já faziam 18 meses. Com isso, um total de 500 empregados que estavam com suspensão temporária retornaram aos seus postos de trabalho.

Faltam Pessoas Qualificadas
A falta de qualificação profissional ainda é um grande problema no país. Mas a boa notícia é que empresas geradas pela economia disruptiva como a Uber, Rappi e Ifood. Conseguem absorver e ajudar os candidatos que não conseguem uma colocação em suas áreas de origem. Seja pela falta de capacitação ou pela falta de oportunidade, desemprego. Atualmente, existem cerca de 18 milhões de brasileiros que ganham dinheiro por meio de aplicativos, segundo o instituto Locomotiva.

O cenário ideal de empregos abundantes ainda está longe. Mas, acreditamos que existe sempre algo a mais que você possa fazer para conseguir conquistar uma nova oportunidade.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.