Pouco importa se você está no início de sua carreira ou se já é experiente, montar um currículo bem estruturado é o primeiro passo para conquistar um novo emprego. Por isso, devemos selecionar informações que as empresas valorizam no currículo.
Quanto mais tempo de carreira, mais informações você tem para colocar, mas não é bom entregar um currículo do tamanho de uma enciclopédia, por mais tentador que seja mostrar todas as suas habilidades.
Existem algumas competências e habilidades que são mais visadas pelas empresas nos currículos que elas recebem. Porém, vale ressaltar que essas competências mudam com o passar do tempo. Antigamente, ter conhecimento em Excel, por exemplo, não era tão relevante quanto hoje. Em compensação, saber lidar com os colegas de trabalho era muito importante, porque os trabalhos eram, em sua grande maioria, presenciais.
Atualmente, a capacidade de trabalhar de forma autônoma, ou seja, cumprir o que deve mesmo sem ter alguém olhando, é cada vez mais importante, especialmente com o aumento das vagas remotas.
Por isso, com este post, vamos te ajudar a escolher melhor quais habilidades e competências destacar, para que seu currículo chame mais atenção das empresas. Vamos começar pelo conceito.
O que são competências e habilidades?
As habilidades são qualidades que um profissional possui naturalmente, enquanto as competências são atributos desenvolvidos e aperfeiçoados ao longo da carreira. Ambos são colocados no currículo, mas de maneiras diferentes.
Competências e habilidades são as capacidades profissionais que uma pessoa tem para realizar a sua função e se desenvolver na carreira. Os dois termos muitas vezes são utilizados como sinônimo, mas têm algumas diferenças importantes entre si.
Como mencionamos, as habilidades de um profissional são naturais, ou seja, já nasceram com ele. Você pode, por exemplo, ter habilidade com números, o que te ajuda a resolver problemas matemáticos. Porém, se fizer um curso de cálculo, por exemplo, você desenvolverá essa competência. Apesar de relacionadas, são coisas diferentes. Sua habilidade te ajuda a desenvolver a competência com mais facilidade. No entanto, se não tiver essa habilidade, precisará se esforçar mais para desenvolver a mesma competência.
Como preencher competências e habilidades no currículo
Como é o profissional que as empresas mais valorizam atualmente? Com certeza é alguém que sabe lidar com desafios, consegue se comunicar bem e é capaz de trabalhar com disciplina mesmo remotamente. Confira a seguir 15 habilidades e competências que podem fazer toda a diferença no seu currículo neste momento:
- Comprometimento
- Proatividade
- Autoconfiança
- Relacionamento interpessoal
- Pensamento criativo
- Trabalho em equipe
- Foco em resultados
- Liderança
- Resiliência profissional
- Inteligência emocional
- Capacidade de trabalhar remotamente
- Conhecimento técnico e aprendizado contínuo (ou facilidade no aprendizado)
- Flexibilidade e capacidade de se adaptar a mudanças
- Capacidade de inovação
- Pensamento de dono
Um profissional com essas habilidades e competências é muito valorizado atualmente, por ser alguém capaz de lidar com desafios, comunicar-se e trabalhar bem em equipe, e disciplinado para trabalhar remotamente.
Claro, você não precisa necessariamente ter todas essas habilidades e competências. Estes são só alguns exemplos de características muito buscadas pelas empresas nos dias de hoje. Ser comprometido, proativo e com pensamento de dono já te coloca como um forte candidato num processo seletivo, ainda que você não tenha todas as características citadas.
Como mencionar minhas qualidades no currículo?
Apesar de ser importante ter qualidades no currículo, evite exageros. Coloque aquelas que julgar mais relevantes para a função para a qual você está concorrendo, e foque naquelas em que você realmente se destaca. Além disso, separe aquelas características que são soft skills (competências comportamentais) daquelas que são hard skills (habilidades técnicas).
Para preencher as soft skills, você pode usar trabalho em equipe, pensamento crítico, boa capacidade de comunicação e facilidade para lidar com pessoas, por exemplo. Já para as hard skills, dê preferência para competências como conhecimento de um idioma, domínio de mídias sociais, habilidades com Pacote Office e cursos de especialização.
Se você tiver características como essas descritas em seu currículo, chamará mais atenção dos recrutadores, e consequentemente terá mais chances de ser chamado para entrevistas.