Entenda a importância de um bom relacionamento no trabalho

Bom relacionamento no trabalho

Ter um bom relacionamento no trabalho é essencial para que seu dia a dia corra da melhor forma possível. Não se dar bem com seus colegas torna o ambiente de trabalho um lugar desagradável para se estar e, como é necessário ir todos os dias, essa não é uma opção.

Se você também acredita que manter um bom relacionamento no trabalho é importante para sua carreira, continue lendo este post. Caso contrário, leia para entender a importância. Garantimos que ela é real!

Por que manter um bom relacionamento no trabalho?

Quer você tenha dúvidas sobre isso ou não, vamos explicar um pouco mais sobre o porquê é tão importante se relacionar bem com seus colegas de trabalho.

Primeiro de tudo, você frequenta o espaço todos os dias da semana, por oito horas. A maioria das pessoas passa mais tempo no trabalho do que em casa. Imagine passar tanto tempo assim com pessoas com as quais você não se dá bem. Isso por si só já deveria ser motivo o suficiente, mas vamos prosseguir.

Para que seus resultados sejam bons, você precisa estar motivado. Trabalhar junto com pessoas que não gostam de você não é um grande motivador. Além da realização pessoal e de gostar do seu trabalho, o bom relacionamento com os colegas é apontado por muitos profissionais como um dos principais fatores de motivação para o dia a dia.

Muitas empresas prezam pelo bom ambiente. Isso só é possível quando todos se dão bem, ou ao menos se respeitam mutuamente. Você não precisa gostar de todas as pessoas, e sim respeitá-las, ser educado e cordial.

É sempre positivo trabalhar com pessoas que deixam o ambiente mais leve e tranquilo. Esse relacionamento respeitoso vale tanto para colaboradores de mesmo nível quanto para os gestores e líderes. Da mesma forma que é desagradável ter um colega desrespeitoso, também é ruim ter um gestor com essa atitude.

Bom relacionamento no trabalho
Manter boas relações com seus colegas é importante

Efeitos do ambiente ruim

Um ambiente pesado, onde as pessoas não se dão bem e existe muita cobrança e competitividade, geralmente leva os trabalhadores ao extremo. Um dos resultados desse ambiente é o estresse.

A ansiedade e o estresse costumam ter um impacto negativo muito grande no grau de satisfação dos trabalhadores, especialmente de patamar mais baixo, como analistas, assistentes e auxiliares. Estes aparecem em pesquisas como os mais estressados e também os mais insatisfeitos com seu trabalho.

Existem pessoas que são estimuladas a trabalhar sob pressão, mas o ambiente de estresse constante pode levar a doenças mais graves, por isso é importante evitar que se chegue a este nível.

Como melhorar meus relacionamentos?

Se você quer ter bons relacionamentos no trabalho, mas precisa de ajuda, deixamos aqui cinco dicas para você seguir. 

  1. Cumprimente todos os colegas

Independentemente do seu tempo de casa, cumprimentar seus colegas é uma forma de demonstrar respeito, transmitir simpatia e cordialidade. Outras palavras cordiais, como “por favor” e “obrigado” também ajudam a garantir um ambiente harmonioso.

  1. Seja organizado

Imagine se concentrar em seu trabalho estando em um ambiente totalmente bagunçado e confuso. Não é nada fácil, concorda? Por isso, manter a organização é importante. Faz tudo fluir conforme o esperado.

  1. Saiba escutar

Uma atitude fundamental para um bom relacionamento no trabalho é escutar os outros. Seja seu chefe ou seu colega, você precisa escutá-lo. Isso é ainda mais importante se você está numa posição de liderança. Ouça seu time e reflita sobre como melhorar.

  1. Seja prestativo

Estar disponível para ajudar os outros auxilia muito na criação de boas relações no ambiente de trabalho. Se algum colega pedir ajuda, faça o possível para auxiliar. Essa atitude demonstra que você é solícito e se preocupa com o desenvolvimento da equipe.

  1. Evite fofocas

Se existe uma coisa que prejudica as relações entre as pessoas, essa coisa é a fofoca. Num ambiente corporativo, as chances de algo vazar e trazer repercussões negativas são muito altas. Você ficará conhecido por isso e perderá o respeito de muitas pessoas.

Um bom relacionamento no trabalho depende muito mais de você e de suas atitudes. Até mesmo uma pessoa ranzinza pode ser “amaciada” com os comportamentos corretos. Pequenas atitudes como estas acima farão com que seu dia a dia seja mais saudável e produtivo.

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