A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que registra a vida profissional do trabalhador e garante acesso aos seus direitos previstos em lei. Atualmente, é possível adquirir a Carteira de Trabalho Digital, que funciona da mesma maneira que a versão anterior, em papel.
Agora, não é mais necessário passar pelo processo de tirar a Carteira de Trabalho. Toda pessoa com um número de CPF também tem, automaticamente, uma Carteira de Trabalho Digital.
O documento em papel deixou de ser emitido em 2019 para a maioria das pessoas, como uma medida para diminuir filas e aumentar e agilizar o acesso da população à documentação.
O processo anterior podia demorar semanas para ser concluído, o que era um grande empecilho para as pessoas. Hoje, com a Carteira de Trabalho Digital, o procedimento é praticamente instantâneo. Apenas trabalhadores contratados por órgãos públicos ou organismos internacionais tiram a versão física da CTPS.
Caso você não tenha acompanhado a mudança da versão física para a digital, continue lendo este artigo para tirar suas dúvidas.
Como ter acesso à Carteira de Trabalho Digital?
Existem duas formas de acessar sua Carteira de Trabalho Digital. A primeira delas é por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para dispositivos Android e iOS. A segunda maneira é pelo site Portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Para acessar pelo aplicativo, siga o passo a passo abaixo:
- Faça o download do aplicativo;
- Abra o app;
- Toque em “Entrar com gov.br”;
- Digite seu número de CPF e a senha que você utiliza no site gov.br;
- Pronto! Você já tem acesso à sua Carteira de Trabalho Digital.
O acesso pelo site é um pouco diferente. Confira:
- Acesse o Portal Emprega Brasil. Após o carregamento, clique em “Entrar com gov.br”;
- Digite seu CPF e clique em “Continuar”;
- Coloque sua senha do site gov.br;
- Na tela seguinte, selecione “Carteira de Trabalho Digital”;
- Agora você já tem acesso à sua Carteira de Trabalho Digital!
Como assinar a Carteira de Trabalho Digital?
Se você está no mercado de trabalho há bastante tempo, sabe que a CTPS deve ser assinada pelo empregador. Naturalmente, com a versão física do documento, você precisaria entregá-la pessoalmente ao seu empregador, para que os trâmites sejam feitos corretamente.
Contudo, com a Carteira de Trabalho Digital, todo esse processo é feito pela internet, e a única coisa que você precisa fornecer ao seu empregador é seu número de CPF.
Onde fica o número do PIS?
Sentiu falta do número do Programa de Integração Social (PIS) até o momento? Na versão impressa, o PIS está logo na primeira página do documento, mas isso mudou com a digitalização. Na Carteira de Trabalho Digital, essa informação não existe. Isso se deve à facilitação do processo de contratação.
Como dissemos anteriormente, a única coisa que você precisa fornecer ao seu empregador agora é seu CPF, ou seja, o número do PIS não é mais necessário na hora da contratação. Agora, o PIS é utilizado apenas para o pagamento de benefícios sociais do Governo Federal, e pode ser consultado das seguintes formas:
- Pelo aplicativo FGTS;
- Pelo Cartão Cidadão;
- Através do site do CadÚnico;
- Pelo aplicativo Meu INSS;
- Em agências da Caixa Econômica Federal.
Então não preciso mais da minha Carteira de Trabalho de papel?
Calma, não é bem por aí. Apesar de não ser mais emitida, a CTPS impressa ainda é um documento válido. Todos os seus empregos anteriores assinados nela continuam contando normalmente, então não jogue ela fora! É importante manter seus registros trabalhistas em ordem, ainda que na versão anterior da Carteira de Trabalho.
Para conseguir seu primeiro registro na Carteira de Trabalho Digital, cadastre seu currículo no site da DPRH e fique de olho em nossas redes sociais! Adicionamos novas vagas de emprego regularmente, para te ajudar a alavancar sua carreira.