Como evitar as vagas de emprego falsas?

Vagas de emprego falsas

Nos dias atuais, considerando as facilidades que as redes sociais nos oferecem, é muito comum encontrarmos vagas de emprego falsas. Em épocas de crise econômica, as vagas falsas se multiplicam, e se você não prestar atenção aos detalhes, pode acabar caindo em um golpe.

Utilizamos muito as redes sociais e os sites de vagas para buscar empregos, e frequentemente passamos por anúncios muito bons, que exigem poucas horas de trabalho mas pagam muito bem. Em casos assim, desconfie.

Quando o anúncio pede dados pessoais ou cobranças desnecessárias para uma candidatura a uma vaga de emprego, fique atento. Pode ser um golpe que utiliza seu CPF ou informações bancárias.

Para te ajudar em sua busca pelo emprego dos sonhos, separamos algumas dicas que você pode usar para evitar as vagas falsas.

Como fugir das vagas de emprego falsas

A primeira coisa que você deve fazer para evitar as vagas de emprego falsas é desconfiar. É como diz aquele ditado: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Parta do mesmo princípio: se a oferta for boa demais, desconfie.

Se te oferecerem vaga garantida, ou ganhando muito dinheiro com pouco esforço, existem grandes chances de serem vagas de emprego falsas. Geralmente, esse tipo de agência pede que você pague para fazer um treinamento ou curso que te habilita para a função, e depois de receber seu pagamento, deixa de entrar em contato. Lembre-se que qualquer empresa séria vai primeiro fazer uma entrevista com todos os candidatos selecionados. Não existe vaga garantida.

Também é importante ficar de olho no lugar onde a vaga apareceu. Você se candidatou pelo site ou página oficial da empresa? Então está tudo certo, pode continuar. Porém, se a vaga chegou até você pelo WhatsApp, Facebook ou alguma outra rede social, desconfie. Claro, pessoas que se importam conosco podem eventualmente enviar alguma vaga que viram para nos ajudar, e está tudo bem com isso. Porém, antes de se candidatar, confira todas as informações. Até mesmo uma pessoa com boas intenções pode se enganar e te enviar vagas de emprego falsas.

Quando divulgadas em redes sociais, as vagas de emprego falsas geralmente são acompanhadas de frases de urgência, benefícios muito vantajosos ou uma quantidade alta de vagas a serem preenchidas. Normalmente, elas direcionam os usuários para sites suspeitos e tentam fazer você clicar em links maliciosos, com vírus e outros malwares.

Em todo caso, se você tiver dúvidas sobre a procedência daquela vaga que recebeu, procure a empresa mencionada na divulgação. Qualquer oferta de emprego é disponibilizada pelos canais oficiais, portanto é fácil comprovar a veracidade destas vagas.

Foco em sites reconhecidos

A melhor dica que podemos te dar é também a mais simples: ao procurar empregos online, utilize sites reconhecidos. Existem muitas opções de sites por aí, e nem todas elas são boas. Em vez de escolher qualquer um, veja quais são os mais famosos. Alguns exemplos são o Vagas, o GetNinjas (para freelancers) ou o CIEE (para estagiários). Para a região de Blumenau e Vale do Itajaí, uma ótima opção é o site da DPRH! Você pode cadastrar seu currículo em nosso site. Frequentemente adicionamos novas vagas de emprego, todas comprovadas.

Além disso, o LinkedIn é uma rede social voltada especificamente para o mercado de trabalho, e lá você encontra as mais diversas vagas de emprego. No entanto, como os usuários também podem publicar suas vagas, fique atento e procure sobre a empresa antes de se candidatar.

No caso de concursos públicos, sempre acesse o site da instituição pretendida para saber qual entidade cuidará do processo.

Vagas de emprego falsas
As vagas de emprego falsas prometem muitos benefícios em pouco tempo.

Bom demais para ser verdade

Quando você é chamado para uma entrevista de emprego, a intenção do recrutador é saber mais sobre quem você é, de forma que ele possa decidir se existe uma conexão com os ideais da empresa.

No entanto, existem alguns casos em que o entrevistador passa mais tempo falando sobre a companhia, suas grandes conquistas e como fazer parte dela mudará sua vida para sempre. Por mais que seja normal para o recrutador falar sobre a empresa, ele não fará uma grande propaganda dela, apenas dirá o básico e responderá suas perguntas. Se parecer que ele quer te impressionar, induzindo você a concordar com o que estão oferecendo, você pode ter caído em um anúncio falso.

Quem oferece vagas de emprego falsas tem estratégias para te induzir a aceitar e consequentemente cair no golpe. Muitos elogios à própria empresa não são comuns, então fique de olhos abertos.

O mesmo vale para um currículo perfeito, mas que “precisa de ajustes” para se adequar à vaga. Você tem o perfil ideal para a empresa, exceto por um pequeno detalhe que deve ser ajustado – mediante um curso bancado por você mesmo. Se houver alguma habilidade a ser melhorada, a própria empresa arcará com os custos do treinamento. Qualquer coisa diferente disso é golpe.

Existem muitas vagas de emprego falsas por aí, e esse número aumenta durante crises econômicas, quando muitas pessoas perdem seu sustento e precisam correr atrás de novas oportunidades.

Sempre que for procurar por um novo emprego, olhe tudo com atenção. Só assine contratos quando receber uma cópia, leia detalhadamente cada parágrafo. Os termos devem ser claros, e qualquer promessa feita de forma verbal deve constar no contrato. Isso te ajudará a se livrar não apenas das vagas de emprego falsas, mas também daquelas contratações com funções diferentes da combinada anteriormente.

O número de vítimas de golpes utilizando vagas de emprego falsas vem crescendo no Brasil, por isso todo cuidado é pouco. Ao procurar por sua recolocação, opte pelas vagas oferecidas no site da DPRH.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.