1º de Maio – Dia do Trabalhador

Quer conhecer mais sobre o dia 1º de Maio – o dia do Trabalhador? Então não deixe de conferir o artigo que preparamos falando sobre essa data tão especial! 

Uma data para ser comemorada e lembrada todos os anos, o Dia do Trabalhador é um marco na história social de diversos países.

Desde 1886, o 1º de maio é dedicado exclusivamente àqueles que nunca deixam de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa atrás do sustento da família.

Historicamente, essa data é marcada por lutas que culminaram em diversas conquistas de direitos para os trabalhadores. Por isso, uma data tão importante como essa é uma homenagem a nossa natureza: trabalhadora por essência!

Neste artigo, você conhecerá mais sobre essa data, seu contexto histórico e a importância dela aqui no Brasil para a consolidação das leis trabalhistas. 

Ao final, trazemos também um panorama do mercado de trabalho no país e algumas vagas temporárias que estão disponíveis em Blumenau e região e representam uma ótima alternativa para quem está a procura de um emprego. 

Não deixe de conferir!

1º de maio

Contexto histórico

Foi em 1º de maio de 1886 que um grupo de trabalhadores norte-americanos fizeram uma paralisação nacional para reivindicar melhores condições de trabalho.

As pautas defendidas pelo grupo eram a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias e a preservação do salário, mesmo com a diminuição de horas trabalhadas. 

Ao todo, 300 mil manifestantes foram às ruas em Nova York, Chicago, Detroit e Milwaukee, entre outras cidades. As passeatas marcaram o início de uma greve geral.

O ato gerou grande revolta dos empresários da época. Por isso, a repressão ao movimento foi dura, com prisões, pessoas feridas e até mesmo trabalhadores mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

A repercussão dos protestos e da repressão policial foi tanta que provocou uma série de discussões sobre os direitos trabalhistas nos Estados Unidos.

O sangue derramado nos protestos fez com que o mundo todo se atentasse às décadas de sofrimento que operários do mundo todo carregavam com as péssimas condições de trabalho ofertadas. 

Durante os séculos XIX e XX, houve o crescimento exponencial das classes operárias em todo o mundo. Isso porque a humanidade passava por um dos processos mais importantes da história: a revolução industrial. 

Originária da Inglaterra, as máquinas movidas a vapor foram ganhando protagonismo dentro das fábricas, proporcionando mais rapidez e menos funcionários na linha de produção. Por consequência, gastava menos para ganhar mais. 

O Dia do Trabalhador no Brasil

Em nosso país, o feriado só seria adotado anos depois. Em 1917, sob influência dos imigrantes europeus, uma paralisação nacional foi marcada para o dia 1º de maio.

Ao saber disso, o presidente da época, Artur Bernardes, decretou feriado nacional por meio de um decreto. Essa data foi utilizada, posteriormente, por um outro presidente da república, Getúlio Vargas, durante o Estado Novo, como um dos grandes mecanismos de controle da massa de trabalhadores urbanos.

Getúlio, que sempre teve o trabalhismo como uma das principais bandeiras do governo, utilizava a data para comícios e grandes festas em homenagem aos trabalhadores. 

Consolidação das leis trabalhistas

Também foi durante o varguismo que as leis trabalhistas que conhecemos hoje, a CLT, foram criadas.

Inspirada na Carta del Lavoro, a CLT surgiu de amplas reivindicações dos setores progressistas da sociedade brasileira e das organizações de trabalhadores. 

A CLT é composta por oito capítulos que abrangem e especificam direitos de grande parte dos grupos trabalhistas brasileiros. Nos seus 922 artigos são encontradas informações como: 

  • identificação profissional;
  • duração da jornada de trabalho;
  • salário mínimo;
  • férias anuais;
  • segurança e medicina do trabalho;
  • proteção ao trabalho da mulher e do menor;
  • previdência social;
  • regulamentações da atividade de sindicatos das classes trabalhadoras.

O atual mercado de trabalho brasileiro

A existência de emprego para todos os brasileiros parece ser – cada vez mais – uma utopia! Atualmente, há cerca de 14 milhões de cidadãos canarinhos que não conseguem um vínculo empregatício formal no mercado. Sem contar os desalentados.

A pandemia da Covid-19 contribuiu para que os números fossem maximizados, principalmente nos setores artísticos e de eventos, severamente impactados pelos protocolos de distanciamento social. 

Mas, nem tudo são problemas! As vagas temporárias, hoje, tem auxiliado e muito a vida dos brasileiros e se tornado uma alternativa para a diminuição do desemprego no país. 

O que são vagas temporárias de emprego?

Vagas temporárias, geralmente, são postos de trabalho que são abertos sazonalmente, quando há uma maior demanda de serviço a determinado ramo.

Em épocas de festas de natal, ano novo ou dia das mães, o comércio em geral contrata funcionários para suprir esta demanda durante alguns meses, por exemplo.

Quais são as áreas que mais contratam?

Segundo levantamento do jornal Folha Dirigida, a área de Delivery de alimentos e produtos lidera o ranking, seguida de logística, call center, tecnologia e saúde e farmacêutica, em cargos como:

  • Personal Shopper;
  • Auxiliar de Logística;
  • Auxiliar de Embalagem;
  • Auxiliar de Almoxarife;
  • Teleatendimento;
  • Analista de Laboratório;
  • Enfermagem;
  • Técnico de Operações;
  • Assistente Administrativo;
  • Operador de Máquina Produção.

Durante a pandemia, cargos como enfermeiro, médico, técnico em enfermagem e auxiliar de limpeza também estão em alta, principalmente para atender a demanda dos hospitais. 

O que é preciso para conseguir uma vaga temporária?

A documentação é praticamente a mesma de uma vaga fixa. Você precisará estar com sua Carteira de Trabalho (CTPS) em dia, além de ter um currículo atualizado com foto e estar com sua situação eleitoral sem restrições.

Uma boa dica é ter os documentos digitalizados no seu próprio celular. Com a modernização dos serviços, geralmente, os recrutadores pedem o currículo pelo Whatsapp, juntamente com o PDF da Carteira de Trabalho, disponível no aplicativo do Governo Federal, evitando, assim, longas filas e horas perdidas. 

Além disso, o profissional precisa ter disposição imediata para começar. As vagas temporárias têm data para iniciar e terminar! 

Média salarial e tempo médio dos contratos

A média salarial dos cargos temporários fica em torno de R$ 2,6 mil. Em relação aos benefícios, são os mesmos de um funcionário efetivo: cesta básica, vale-refeição, vale-transporte e seguro de vida.

Geralmente, os contratos vão de 60 a 90 dias. Porém, em alguns casos, podem chegar até os 6 meses de vínculo.

O ponto positivo é que elas costumam ser a porta de entrada para contratações mais duradouras, especialmente para funcionários que apresentam destaque em suas funções. Geralmente as empresas apostam em vagas temporárias e ficam com os melhores para o quadro de trabalhadores efetivos.

Oportunidades de emprego temporário em Blumenau e região 

Depois de conhecermos um pouco sobre a história e os fundamentos das vagas temporárias de emprego na região, chegou a hora de nós te ajudarmos a conquistar uma oportunidade em Blumenau e região!

Nossa equipe é qualificada para fazer uma conexão sua com a vaga que mais se encaixa com você! Confira algumas oportunidades:

Encontrou alguma vaga temporária disponível para você? Se a resposta for não, fique tranquilo! 

Clique aqui e confira a nossa lista completa de postos de trabalho disponíveis. São mais de 100 empresas procurando por novos colaboradores!

Conclusão

No artigo de hoje nós conhecemos um pouco mais sobre a importância do trabalho e do trabalhador para a nossa sociedade, além de mergulharmos na história das reivindicações de direitos que culminaram no feriado do dia 1º de maio! 

Como tudo que acontece no nosso dia a dia, as vagas de trabalho também estão se modernizando, por isso, as oportunidades em modelo temporário têm ganhado a atenção dos recrutadores e daqueles que estão procurando por um novo emprego!

Afinal, muita gente está atrás de um vínculo formal, principalmente em tempos difíceis de crise como o que estamos vivendo. 

Portanto, aproveite e passe no nosso site e candidate-se às melhores vagas de trabalho temporárias de Blumenau e região. É rápido, fácil e super eficiente! Você só vai precisar fazer um cadastro, anexar seu currículo e se candidatar no posto de trabalho que preferir. 

Aí, é só aguardar o retorno da nossa rede de recrutadores para ter a sua primeira entrevista! Somos especialistas em conectar pessoas a pessoas. Conte com a gente!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.