CRESCE EM ATÉ 260% A PROCURA POR MÃO DE OBRA TEMPORÁRIA
Desde novembro de 2017, quando entrou em vigor a reforma trabalhista que alterou os mais de 100 dispositivos da Consolidação de Leis do Trabalho (CLT). A reforma flexibilizou as regras para que as empresas pudessem contratar mão de obra temporária.
Segundo uma pesquisa realizada pela Page Interim, a procura por profissionais temporários chegou a aumentar até 260%. Desde que a reforma entrou em vigor até maio deste ano (2019).
O interessante é que esse crescimento foi também em funções estratégicas de uma empresa. Como cargos de consultor e coordenador comercial.
Confira 5 vantagens sobre a contratação do trabalho temporário
SOBRE OS DIREITOS DO TRABALHADOR TEMPORÁRIO
O trabalhador temporário é registrado e carteira assinada. Portanto, têm direito a benefícios trabalhistas como depósito do fundo de garantia por tempo de serviço, 13º salário e férias.
Por se tratar de um contrato temporário, o trabalhador não tem direito a valores rescisórios como aviso prévio e multa do FGTS. Em contrapartida, o trabalhar, ao acabar o contrato, tem o direito às verbas trabalhistas.
TEMPO DE CONTRATO
Antes da reforma entrar em vigor, o tempo permitido de contrato para mão de obra temporária era de até três meses. Portanto, permitindo a prorrogação por mais três meses.
Após a reforma, o tempo permitido de contrato é de até seis meses. Sendo possível a prorrogação em até mais três meses.
ALGUMAS DAS FUNÇÕES QUE MAIS TIVERAM AUMENTO DE PROCURA
Recrutador de TI, vendedor interno e analista de departamento pessoal estão na lista das funções que mais obtiveram aumento de procura.
A Associação Brasileira do Trabalho Temporário alega que houve um crescimento de 23% nas contratações de trabalhadores temporários em 2018 quando comparado com o ano de 2017. Um levantamento feito, aponta que foram criadas 1,28 milhão de vagas para atender a demanda no comércio, indústria e serviços.