Você já definiu suas metas profissionais? Porque elas podem mudar completamente o rumo da sua carreira. Se você não tem uma meta, vai acabar sendo arrastado para os sonhos de outras pessoas, e terminará sem realizar os seus.
É importante tomar as rédeas de sua vida profissional. Dessa forma, você perceberá aquilo que está fazendo e notará cada avanço e progressão que fizer ao longo dos anos. Ter uma meta definida, como ser dono de seu próprio negócio, por exemplo, serve como um norte. Tendo esta definição, você poderá distinguir o que te faz progredir e o que está tomando seu tempo.
Como dizia o famoso gato do livro Alice no País das Maravilhas, “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Ter um objetivo possibilita que você chegue a algum lugar e sinta a realização de alcançar uma meta.
As metas nos dão a chance de crescer aos poucos. Ter objetivos de curto, médio e longo prazo aumentam sua satisfação no trabalho, já que você perceberá os avanços diários. Seja aprender uma nova habilidade ou atingir o topo da carreira, definir metas profissionais te auxilia na busca pelo sucesso.
Sem nada definido, podemos acabar estagnados em um determinado ponto, nos perder ou até mesmo sofrer com burnout. As metas servem como um mapa, que te mostra se você está indo na direção certa, além de te dar a oportunidade de decidir como chegar lá.
Para o que servem as metas profissionais?
As metas profissionais são parecidas com as metas pessoais. Talvez você anote as suas em um caderno, ou no bloco de notas de seu celular. Ambas podem incorporar seus interesses e valores, mas as metas profissionais estão muito mais relacionadas ao sucesso, desempenho e crescimento de sua vida profissional.
Também é importante dizer que nós temos muito mais controle de nossas metas pessoais do que das profissionais. Se você estimular uma meta pessoal de ler 50 livros em um ano, por exemplo, sua capacidade de alcançá-la depende exclusivamente de seu comprometimento e suas decisões com seu tempo livre.
Porém, as metas profissionais não funcionam da mesma forma. Muitas vezes, por mais que nos esforcemos, nem sempre as coisas saem como o planejado. Por isso, quando estabelecemos uma meta que dependa de circunstâncias externas, que não podemos controlar, não devemos levar para o lado pessoal caso dê errado.
É interessante ter metas que se correlacionem. Desta forma, o sucesso em uma te impulsionará para alcançar o sucesso em outra. Vale lembrar que o desenvolvimento profissional aumenta a motivação, e mais qualificação te faz avançar na carreira, chegando mais perto de cumprir com suas metas profissionais.
Altos níveis de estresse e baixa motivação são sinais de que você precisa de metas na sua carreira. Segundo estudos, existe uma relação entre estabelecer metas e não sofrer com burnout.
Como definir (e cumprir) suas metas
Primeiro de tudo, você precisa definir metas relacionadas a coisas que te interessam, e não ao que os outros dizem.
Em seguida, divida as metas profissionais em metas de curto prazo e de longo prazo. Essa separação vai te ajudar a planejar o seu dia a dia, identificar quem pode te ajudar, saber quais decisões tomar e, por fim, descobrir qual direção seguir.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a traçar metas profissionais:
- Informe-se sobre tendências do setor e faixas salariais antes de criar sua meta;
- Uma meta de carreira pode ser alcançada por meio de relacionamentos autênticos, fazendo perguntas para aprender ou acompanhando o trabalho de alguém;
- Faça uma ligação entre suas metas profissionais e cursos, certificações, empregos e outras coisas que te interessam;
- Sua primeira meta deve ser a menos ambiciosa. Com o sucesso de uma, aumente a dificuldade e vá progredindo aos poucos;
- Anote todas as suas metas profissionais e tenha-as sempre à mão;
- Estipule objetivos que você pode controlar, e não algo que dependa de forças externas.
O processo de definição de metas é algo muito pessoal, e pode variar de acordo com a vida e os objetivos de cada um. As dicas acima são apenas sugestões para te ajudar a se guiar. Quem deve organizar e tomar as decisões em sua carreira é você mesmo, e mais ninguém.